Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais!

por

Sabemos que o pergolado de madeira é um convite gostoso a boa mesa, aos bons encontros, ao descanso e à descontração. Neste ambiente intimista, podemos curtir a vida, o entorno e o acolhimento proporcionados. Cervejas artesanais combinam com este espaço ao ar livre, seja no inverno ou no verão, no dia ou na noite. Cada vez mais em alta – tanto o pergolado, como a cerveja –  o deleite é garantido. Vale viver o prazer destas bebidas mais robustas e diferenciadas.

Em todo o mundo, existem mais de 150 estilos de cervejas artesanais, classificados conforme o método de produção, a origem, o teor alcoólico, o aroma, o sabor, a cor, dentre outros aspectos peculiares. As cervejas artesanais são resultado de um processo de produção minucioso e em menor escala, no qual se preza pela qualidade e personalização. Para que cada etapa seja respeitada e traga o resultado esperado, um mestre cervejeiro acompanha todo o procedimento e se certifica de que os aromas e sabores estão de acordo com as expectativas. É um processo contrário ao das cervejas industrializadas, onde o foco é a produção em larga escala.

As cervejas artesanais tiveram seu nascimento nos Estados Unidos e na Europa, lá na década de 1970. Foi apenas nos últimos dez anos, contudo, que a cerveja artesanal conquistou o paladar dos brasileiros. Isso se deu pela facilidade de comprar insumos para fabricar a cerveja. Hoje encontramos pequenas cervejarias de bairro ou de regiões fazendo bastante sucesso e aguçando a vontade de todos! Um brinde?

Veja os 7 tipos mais comuns de cerveja consumidas no mundo!

1. Pilsen

O estilo de cerveja artesanal Pilsen ou Pilsner surgiu na República Tcheca. Como características marcantes, a bebida apresenta aroma e sabor acentuados pelo lúpulo, além da cor dourada. Seu teor alcoólico varia entre 4,6% e 5% em média. As mais famosas são a cerveja de origem Pilsner Urquell (primeira Pilsen produzida) e a German Pilsner.

Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais! 1

2. Lager

A cerveja Lager apresenta baixa fermentação, com ação do levedo em baixa temperatura. Trata-se do estilo favorito dos mestres cervejeiros alemães e tchecos, com graduação alcoólica que varia entre 4,7% e 5,5%. A Brooklyn Lager e a Bierland Vienna estão entre as cervejas mais conhecidas.

Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais! 2

3. IPA

O estilo IPA ou India Pale Ale surgiu na Índia, com os soldados do exército britânico, que produziam cerveja com alta concentração de lúpulo. Por isso, esse estilo de cerveja apresenta sabor bem amargo, além do aroma frutado. Seu percentual alcoólico varia entre 5,5% e 7,5%. Os estilos IPA mais consumidos do mundo são a American Pale Ale e a Imperial IPA.

Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais! 3

4. Tripel

Criada na Bélgica, no Mosteiro Trapista de Westmalle, a cerveja Tripel apresenta cor clara, sabor amargo cítrico e aroma frutado. Esse estilo de cerveja artesanal é bem carbonatado, o que lhe confere uma espuma bastante cremosa. Trata-se de uma cerveja forte, com malte acentuado e teor alcoólico em torno de 7,5% e 8,5%.

Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais! 4

5. Porter

Criado na Inglaterra, o estilo Porter é um dos mais consumidos por ingleses e irlandeses. Sua cor escura vem da torra acentuada do malte, que também lhe proporciona aroma e sabor de café ou chocolate amargo. A cerveja Brown Porter apresenta menor teor alcoólico; já a Baltic Porter tem maior porcentagem de álcool.

Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais! 5

6. Stout

A cerveja Stout é mais forte e escura que a Porter. Esse estilo apresenta aroma torrado e sabor amargo, que lembra café ou chocolate. Sua espuma é cremosa e pode ser clara ou amarronzada. A densidade, a coloração, o aroma, o sabor e o teor alcóolico podem variar conforme alguns fatores. Seu percentual de álcool chega a 8% em média.

Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais! 6

7. Weizenbier

O estilo de cerveja Weizenbier, Weissbier ou Weiss surgiu na região Sul da Alemanha, mais especificamente na Baviera. O estilo apresenta 50% de malte de trigo (no mínimo). Sua cor é clara e opaca, com sabor e aroma frutados, lembrando banana e cravo. A bebida é refrescante, com teor alcóolico moderado (em torno de 5% a 6%).

Pergolado de Madeira Combina Com Descontração e Degustação! Veja os 7 Principais Tipos de Cervejas Artesanais! 7

ÁREA GOURMET COM PERGOLADO DE MADEIRA, UM CONVITE A UMA BOA CERVEJA.

O pergolado de madeira é um convite para um ambiente aconchegante, fazer sua área gourmet embaixo de um pergolado de madeira é uma ideia e tanto, tendo em vista toda a estética da estrutura, mais o conforto térmico da cobertura e os exclusivos forros para o pergolado. Um brinde e vamos desenvolver um projeto?