02 Dicas Para Manutenção Do Seu Pergolado de Madeira

por

A conservação do seu Pergolado de Madeira é importantíssima para sua durabilidade e beleza. Na Saraiva Design Madeira, vale ressaltar, oferecemos 3 anos de garantia da madeira, e sugerimos uma vida útil acima de 50 anos.

Auxiliar nossos clientes nesta bela arte de cuidar e preservar também faz parte da nossa missão. A boa rotina de manutenção – ou manutenção preventiva – portanto, precisa ser realizada periodicamente, em geral anualmente, assim você mantem as madeiras protegidas e com estética de novas por longos anos.

Para proteger a madeira, o primeiro passo é sempre observar continuamente sua qualidade e aparência, analisando os possíveis desgastes diante dos olhos e em decorrência das interferências climáticas e exposições ao sol. Ações simples ajudam a deixar o espaço sempre vivo e as madeiras revitalizadas.

02 Dicas Para Manutenção Do Seu Pergolado de Madeira 1

Antes de tudo, porém, é preciso dizer que a escolha da madeira certa para o Pergolado de madeira é essencial – o que possibilita maior resistência. Por isso, conte conosco para a seleção do material utilizado. Temos a linha adequada e sob medida para seu projeto. Madeiras de lei, ou de cerne duro, são as indicadas para pergolado, madeiras de alta densidade transmitem resistência e duram mais tempo ao tempo.

02 Dicas Para Manutenção Do Seu Pergolado de Madeira 2

Vamos para 2 dicas importantes:

     1- Use verniz ou stain nas madeiras

Madeiras expostas a intempéries devem ser protegidas com verniz ou stain, esses farão a proteção da madeira para o contato direto principalmente com o sol e chuva. A impermeabilização contra a agua, umidade e maresia é extremamente importante, assim como a película protetora para o sol. Lembre-se que o importante é aplicar algum produto, tendo em vista que normalmente os “mais em conta” duram menos, e os “mais caros” duram mais. Ambos os produtos possuem características parecidas, porém acabamentos diferentes.

Verniz: A principal característica do verniz é formar uma película protetora na madeira, esta normalmente acetinada ou brilhante. A aplicação da película pode alterar um pouco o aspecto natural da madeira, já que a película artificial traz o acabamento acetinado ou brilhante. A película protetora forma uma espécie de barreira contra as ações do tempo e exposições a chuva e sol. Existem diversos tons de verniz, marcas e qualidades, busque sempre por opções voltadas a madeiras externas, que terão contato direto com a chuva e o sol.

Stain: Com o acabamento “camuflado/invisível” o stain tem a propriedade de impregnar na madeira e preservar o aspecto natural da madeira. Ao contrário do verniz que forma película protetora, ele protege a superfície da madeira e ao mesmo tempo mantem o aspecto natural da mesma, realçando veios, marcas e nós, que são caraterísticas físicas biológicas da madeira. A proteção do stain na madeira ocorro por hidrorrepelância, impedindo que a água entre dentro da madeira. Muito indicado para deck, que por não formar película, deixa o deck menos escorregadio.

Indicamos marcas como:

https://www.sayerlack.com.br

https://www.sparlack.com.br

Lembrando que independente da opção a ser aplicada no pergolado de madeira, a superfície precisa ser lixada, procure fazer o lixamento com lixas especiais para madeira.

2- Filtro Solar: Necessário Para Madeiras Externas!

Em geral, o pergolado de madeira deve receber algum tipo de acabamento protetor, como vernizes e stains, como já dissemos. Mas, além disso, é importante optar por produtos com filtro solar. Eles apresentam aditivos que absorvem os raios ultravioletas.

Os vernizes com filtro são conhecidos quando se trata de proteção de madeira. Além de realçá-la, eles são resistentes a impactos, calor, abrasão e água, e ainda possuem fator (UV). O filtro solar ajuda a conservar a madeira, deixando-a bonita e ainda mais durável.

Quanto maior for a exposição da peça às ações climáticas, maior deve ser a proteção. Há produtos que possuem filtro solar, estes produtos podem ter em sua composição a proteção: simples, dupla ou tripla de fator protetor. Em pergolados que recebam a incidência direta e contínua do sol, é recomendado o uso do produto que contenha no mínimo dupla proteção.

02 Dicas Para Manutenção Do Seu Pergolado de Madeira 3