Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem!

por

Cada vez mais em alta, os pergolados não são apenas uma tendência contemporânea quando o assunto é decoração, design e paisagismo. Desde o final da Idade Média e início do Renascimento, já encantavam e inspiravam ambientes externos.

A palavra pérgola tem origem no latim antigo, no termo “pergula”, que se refere a uma cobertura protetora.  No dicionário, a definição se amplia: armação construída em madeira ou alvenaria que, organizada em filas ou colunas, servem de suporte a plantas trepadeiras.

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 1

Na prática, a composição é livre. As pérgolas podem ser feitas de madeira, bambu, ferro e concreto, entre outros, e ganhar múltiplos adornos e funções. Têm se tornado, por exemplo, um espaço intimista para descanso ou confraternização.

Inicialmente os pergolados eram utilizados em áreas de cultivo de uva, para que os galhos da planta crescessem horizontalmente, facilitando a colheita. As primeiras construções eram normalmente maiores do que as atuais, edificadas sob grandes pilares de pedra ou tijolos.

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 2

Por volta do século XVII, as pérgolas começaram a ganhar a forma que conhecemos atualmente. A popularidade aumentou no século XX e, desde então, jardins, terraços e pátios ganham pergolados para embelezar e sombrear áreas abertas.

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 3

Dos primórdios até agora, os pergolados evoluíram e a madeira ganhou destaque, até mesmo pela rápida montagem e fácil instalação. Um toque extra de charme. Lindos de ver e viver!

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 4

Em Alta, Pergolado de Madeira Valoriza Ambiente.

Dos diferentes tipos de Pergolado, o de madeira é o que mais conquistou os amantes da arquitetura – tornando uma tendência cada vez mais forte em residências e/ou espaços empresariais e comerciais. Funcionalidade e beleza se aliam, evocando sensações de liberdade e aconchego.

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 5

O Pergolado de Madeira, como antigamente, ainda é utilizado por muitos como um reduto de plantas, um recurso adorável para compor um jardim. A sua estrutura, por exemplo, é ideal para o cultivo trepadeiras que crescem a partir do zero e criam um teto natural incrível à medida que se entrelaçam nas vigas.

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 6

Os Pergolados, porém, são estruturas com diversas possibilidades de personalização. Para quem tiver um bom espaço no quintal, é possível, por exemplo, transformar uma área externa em uma sala ao ar livre para conversar, petiscar, descansar, ler ou receber amigos enquanto aproveita esse lugar especial!

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 7

Personalização do Ambiente com Pergolado de Madeira

Sabemos que decorar o ambiente é aquela perfumaria deliciosa. Diante da estrutura montada há um leque de possibilidades capazes de deixar o local emoldurado, pessoal e marcante. Dessa forma, você pode definir detalhes, como o espaço entre as madeiras, incorporar outros materiais, adicionar forros, aumentar a privacidade, apostar em uma iluminação decorativa.

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 8

A luz, claro, pode fazer toda diferença também. Que tal investir em fita de LED, varal com lâmpadas, ou qualquer outra ideia de iluminação focal e decorativa que realce o pergolado?

O mais interessante é que o Pergolado de Madeira combina com estilos diversos, contemporâneos, modernos, tradicionais e clássicos. O gosto e o bom-gosto entram em cena, a criação e a criatividade estão liberadas.

Garagem de Pergolado de Madeira: utilização charmosa!

Quem não possui uma garagem coberta em casa, pode aproveitar a estrutura do pergolado para guardar seu carro. Uma solução charmosa, além de prática e econômica, não?

Neste caso, para maior proteção contra o sol, é possível utilizar uma cobertura de policarbonato, vidro ou termotelha (A cobertura especial para pergolado).

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 9

Pergolado de Madeira tem custo baixo e valoriza o imóvel

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não instalar um Pergolado em seu projeto? Uma das principais razões é o custo e a vantagem de construir um pergolado sem precisar fazer uma grande inclinação, eliminando o famoso puxadinho.  

O valor investido depende naturalmente do tamanho e do material utilizado. Uma pérgola de madeira pode ter custos variados, de acordo com as bitolas das madeiras, quantidades, apoios de parede, cobertura e forro. Normalmente fica em torno de R$ 400,00 a R$ 1.200,00 por metro quadrado (m²). Na Saraiva Design Madeiras, personalizamos seu projeto para uma experiência de excelente custo/benefício, lembrando que só trabalhamos com madeira de alto padrão, selecionadas e 100% de origem florestal sustentável.

Uma casa com Pergolado de Madeira em seu ambiente externo tem, portanto, muito mais valor, seja pela beleza agregada, seja pela flexibilidade de uso da estrutura montada. Vale a pena! Não se esqueça de pedir o DOF (documento de origem florestal), garantindo assim, a espécie da madeira e a certeza de que todo o processo de extração natural, foi feito da forma correta e oriunda de projeto manejo.

Pergolado de Madeira, Inspiração desde a Idade Média. Conheça a Origem! 10
BAIXE SEU FOLDER