Vidro, Policarbonato ou Telha? Conheça os 3 Principais Tipos de Cobertura Para o Pergolado de Madeira!

por

A cobertura de um Pergolado de Madeira é, digamos, aquele toque especial, capaz de determinar o estilo do espaço. São muitas as possibilidades de material a se utilizar. A escolha depende, naturalmente, de muitos fatores, mas principalmente da finalidade do local construído e, importante ressaltar, do tipo de iluminação desejada.

Na Saraiva Design Madeira, executamos o projeto inteiro – o que inclui o forro e a cobertura, oferecendo um sistema de cobertura completo, para proteção do sol, da chuva e do calor. Vamos a algumas informações:

1) Vidro: sempre clássico!

Vidro, Policarbonato ou Telha? Conheça os 3 Principais Tipos de Cobertura Para o Pergolado de Madeira! 1

O vidro é sempre um clássico e se adapta perfeitamente à construção. Ele se harmoniza com requinte à estrutura de madeira, possibilitando um visual agradável e gerando leveza e amplitude. A chapa plana do vidro, fina e reta, possui bastante durabilidade, o que justifica o preço mais elevado – o que não o exime da manutenção periódica.

Para limpar nada melhor do que água e sabão neutro. Você pode usar uma espuma macia para tirar a poeira e passar o sabão. O ideal é que isso seja feito a cada 2 meses. Dependendo das condições do clima, é possível ficar até um ano sem lavar, mas nunca mais do que isso.

Vale lembrar que o vidro é uma opção de cobertura que exige manutenção e alguns cuidados especiais. Um dos pontos importantes a se pensar na hora de colocar o vidro é a temperatura, pois ele pode potencializar bastante o calor, sendo assim, procure utilizar alguma película de proteção solar.

Indicamos não utilizar forro em fibras naturais quando a cobertura é de vidro, pois ele pode manchar caso haja alguma infiltração na cobertura, e que pode ser normal, tendo em vista  que o silicone da vedação pode ressecar com a exposição ao sol e ações do clima.

2) Policarbonato: Cobertura Plana Para o Pergolado de Madeira

Vidro, Policarbonato ou Telha? Conheça os 3 Principais Tipos de Cobertura Para o Pergolado de Madeira! 2

Como substituto ao efeito clean e transparente do vidro, temos o policabornato – um material plástico. Normalmente, é mais econômico que o vidro. Dentre os tipos de policarbonato, há o Compacto Cristal e o Alveolar.

O primeiro é um material extremamente utilizado nos mais diferentes projetos, pois possui extrema qualificação, resistente a raios UV e ótima aparência a qualquer tipo de ambiente.

Já o Alveolar é mais leve que o policarbonato compacto, mas sua transparência é menor devido aos alvéolos em sua composição.

O policarbonato é um produto que também exige manutenções periódicas, principalmente em quesitos de vedações, tendo em vista que as emendas podem sofrer dilatações e surgir pequenos vãos onde passa água da chuva.

Se atente a proteção térmica, é comum ambientes com policarbonato esquentarem bastante. Uma das soluções para o tratamento do calor em pergolados com cobertura de policarbonato é a utilização das TERMOPLAC + FORRO em bambu, ou fibras.

3- Telhas: A Melhor Cobertura Para Pergolado de Madeira, Com Melhor Custo x Benefício, Resistência e Proteção Térmica – TERMOTELHA.

Vidro, Policarbonato ou Telha? Conheça os 3 Principais Tipos de Cobertura Para o Pergolado de Madeira! 3

Para um ambiente naturalmente iluminado, que permita a passagem de luz no pergolado, as telhas também são excelentes indicações. Trabalhamos com as TERMOTELHAS, uma cobertura exclusiva da Saraiva Design em Madeiras para pergolado.

Essa é uma telha translúcida produzida em resina de poliéster reforçado com fibra de vidro. Trata-se de telhas reduzem a passagem de energia solar e calor, além de possui aditivos anti-UV nas telhas.

Conheça algumas dessas vantagens baixando o folder da termotelha:

Cobertura Para Pergolado

Hoje a equipe da Saraiva Design Madeiras possui um “sistema de cobertura” completo para pergolado, onde está incluso:
 – Cobertura Termotelha;
 – Forro em esteiras de bambu, ou fibras naturais, ou fibras sintéticas;
 – Acabamentos laterais;
 – Sistema de calhas, rufos, condutores e vedação da cobertura;
 – Acabamentos e pintura dos materiais utilizados.

Nesse sistema de cobertura é possível proteger seu pergolado do sol, da chuva e também do calor. Além de dimensionar toda a água da chuva para um local escolhido. Vale lembrar, que as calhas são embutidas, de forma ao design do pergolado não ser afetado por causa de calhas externas.

Difícil escolher? Não se preocupe. Explicamos todas as vantagens e comparativos para que seu projeto fique lindo, seguro e charmoso!