5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira

por

Em dias quentes é possível sentir bastante calor dentro do Pergolado de Madeira, justamente pela característica de pouca inclinação, deixando a “cobertura” do pergolado mais próxima de você e por alguns outros pontos que podem influenciar na circulação de ar e no tratamento térmico da cobertura. Por isso, a edificação deve ser bem planejada, levando em conta diversas questões em torno da circulação de ar, altura e tipo de cobertura.

Com atenção a estes pontos, a área de lazer se mantém agradável e linda. Na Saraiva Design em Madeiras, nossa preocupação, portanto, é unir design, funcionalidade, beleza e conforto térmico. Por isso, avaliamos os tópicos abaixo. 

  1. Altura do pé direito
  2. Circulação de ar
  3. Tipo de cobertura
  4. Fechamentos laterais
  5. Fontes de calor internas (churrasqueira, fogão a lenha, etc)

1 – Altura do Pergolado de Madeira e Projeto

O primeiro aspecto relevante é a altura do pé direito. Comumente, quando o pé direito é baixo, o ar quente fica mais perto da cabeça, aumentando a sensação de calor.

Um pergolado mais alto pode aumentar o conforto térmico, a menos que as laterais fiquem muito amplas. Dessa forma, é preciso haver um estudo para que a estrutura fique equilibrada.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 1

Vale ressaltar, um pergolado de madeira é diferente de um quiosque ou de um telhado, que têm a cobertura e a estrutura muito inclinada. Com isso, a cumeeira acaba formando um bolsão de ar na parte superior – o que não acontece com o pergolado, já que a cobertura é com pouca inclinação.

Recomendamos que o pergolado tenha no mínimo 2,60m de altura no forro, sendo uma altura razoável e que pode trazer uma sensação de um ambiente bem arejado. Vale lembrar que a altura do pergolado é influenciada dependendo do tamanho do projeto e do tipo de ambiente. Consulte nossa equipe técnica.

2 – Circulação de Ar

Em segundo lugar vem a circulação de ar, já que sem haver renovação, o ar quente fica confinado. Por isso é importante que o pergolado seja aberto, tenha ventilador ou aberturas suficientes para haver essa troca de ar. Isso, é claro, quando não tiver ar-condicionado ou quando o aparelho estiver desligado. A circulação de ar troca o ar quente pelo frio, fazendo com que o ambiente não fique abafado e sempre com uma sensação “fresquinha”.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 2

Vale lembrar que para um ambiente perfeito, seja em dias de sol ou chuva, frio ou calor, é necessário climatizar o ambiente e uma das melhores opções seria o ar-condicionado. Assim você terá um pergolado sempre com temperatura ambiente, de acordo com o seu gosto, e livre de insetos ou outros “bichinhos” que podem aparecer principalmente em dias muito quentes, tendo em vista que o ambiente para receber um ar-condicionado precisa ser fechado “lateralmente”.

3 – Tipo de Cobertura Para Pergolado

O terceiro ponto e talvez o mais importante é o tipo de cobertura para o pergolado, essa não se pode errar. A entrada de calor pela cobertura, precisa ser barrada ou diminuída.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 3

A cobertura no pergolado é um ponto muito importante a ser decidido, pois ela é o que da as caras ao sol/calor, por cima do pergolado a cobertura tem a função de segurar o calor, o sol, a intensidade da luminosidade e proteger as madeiras da ação do tempo.

A melhor cobertura para pergolado está na Saraiva Design Madeiras, trata-se das TERMOTELHAS, uma cobertura translúcida de poliéster reforçado com fibra de vidro, com aditivos anti-UV, película de proteção e muita resistência. Dentre as vantagens deste tipo de material, está a translucides, deixando a iluminação natural passar e ao mesmo tempo protegendo do calor. Junto com a cobertura, não se esqueça do forro, esse deve estar acompanhando a cobertura, o forro de bambu, palha ou fibras, influenciam diretamente na redução do calor, estética da cobertura proteção do sol, trazendo uma sombra importantíssima para um pergolado perfeito.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 4

 4 – Fechamentos Laterais, Proteção Para Não Entrar Calor no Pergolado Pelas Extremidades

Mais um ponto de atenção: A entrada de sol pelas laterais é muito comum de acontecer, gerando mais calor para o ambiente interno. Nesse caso há algumas estratégias para reduzir o problema. A primeira é analisar a forma como o sol se comporta no ambiente durante o dia, procurando prever o tamanho que o pergolado de madeira deve ter para que o sol não atrapalhe. Calcule o beiral e as dimensões, sendo assim, a entrada de sol será reduzida. A ideia é fazer o pergolado um pouco maior, de forma que a sombra da própria estrutura corresponda exatamente ao local de estar.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 5

É importante utilizar fechamento laterais para bloquear a entrada de sol, como: Paredes, toldos, telas solares, brises, painéis ripado de madeira e outros fechamentos. O importante é quebrar a entrada de sol, diminuindo assim o contato com o calor transpassado pela luminosidade solar.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 6

Já nos ambientes com fechamento em vidro, é possível também usar a película de Insulfilm no vidro, em conjunto ou não com persiana e tela solar. Explore ambiente com fechamentos envidraçados, é tendência no mercado, possui alta transparência e pode deixar seu ambiente protegido em dias de sol e em dias de chuva e frio. Aquele cantinho gostoso, aconchegante, NÃO TEM PREÇO QUE PAGUE.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 7

5 – Fontes de Calor Dentro do Pergolado de Madeira

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 8

O quinto aspecto são as fontes de calor internas, como churrasqueira, fogão à lenha, forno de pizza, etc. Todas influenciam diretamente no conforto térmico do pergolado de madeira, por isso é muito importante estudar bem o local onde serão instaladas de forma a gerarem o mínimo possível de calor no restante do local. Em relação à churrasqueira, por exemplo, o ideal é colocá-la em alguma das extremidades do pergolado, onde a circulação de ar é maior.

A coifa/Duto da churrasqueira ou forno, precisa ser bem dimensionado no ambiente, o mesmo deve ter um tratamento térmico para não agredir a cobertura, madeira ou forro, além não soltar energia solar para o ambiente do pergolado.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 9

Cuidado com a “boca” da churrasqueira, uma muito grande, sem exaustor, pode deixar o calor ir para o ambiente, deixando-o mais quente.

5 Dicas Para Evitar o Calor Dentro do Pergolado de Madeira 10

Essas dicas são muito importantes e devem ser determinantes na hora de preparar o projeto. Assim, fica tudo perfeito!